Vereador Dr. Igino Marcos promoveu audiência pública para discutir o espaço de cultura ameaçado por especulação imobiliária.
Por iniciativa do vereador Dr. Igino Marcos (PT) a Câmara Municipal de Uberlândia promoveu, na última sexta-feira (17), uma audiência pública sobre o Galpão Skate Udi Diy. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Igino e contou com a presença dos vereadores Cláudia Guerra (PDT), Gilberto Rezende (Patriota), Liza Prado (-), Amanda Gondim (PDT), Fabão (PROS) e Sérvio Túlio (União Brasil), a da Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT) também participou juntamente com os representantes da AGS UDIY – Associação Galpão Skate UDI Diy. A audiência contou com a presença maciça dos skatistas de Uberlândia e região e dos movimentos estudantis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Para o Dr. Igino Marcos o debate é necessário e urgente. “Essa reunião se justifica enquanto a especulação imobiliária ameaça de forma truculenta a vida e o lazer da juventude, garantido pela Constituição Federal”, esclareceu o vereador.
Durante a Audiência Pública, a tribuna foi utilizada pela doutora Valéria Paula de Martins, antropóloga e professora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e também pelo Professor Lu Laurentiz, professor da Universidade Federal de Uberlândia e arquiteto. Ambos defenderam a permanência da juventude no local e a importância do Galpão do Skate UDI DIY para o eixo cultural de Uberlândia, integrando o esporte, o grafitti e o rap às movimentações culturais do município.
Na próxima quarta-feira (22), vai acontecer na comarca de Uberlândia uma Audiência de Justificação Prévia. Esta audiência é prevista no Código de Processo Civil e serve para os casos em que o juiz não se sente confortável para deferir ou negar o pedido de liminar formulado pelos autores.
“Dado o abandono público e notório do Galpão por mais de vinte anos, temos a convicção de que o juiz indeferirá o pedido de liminar formulado pelos supostos proprietários do Galpão. Contudo, nossa equipe jurídica estará presente na audiência para marcar posição e fazer a defesa da comunidade e dos skatistas, que transformaram o Galpão em um espaço público de cultura, esporte e laser”, destacou o vereador Dr. Igino.