História

Igino Marcos da Mata de Oliveira, conhecido como Dr. Igino, nasceu na capital de São Paulo, é filho do sr. João da Mata e da D. Aparecida Divina.

Em 1991 chegou em Uberlândia, onde iniciou sua trajetória na luta pela moradia inspirado por um grupo de amigos, que já atuavam em defesa da população mais carente, através da Pastoral da Terra, da Igreja Católica.

Em 1993 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e em 1994, ingressou na Universidade Federal de Uberlândia, no curso de Direito, tornando-se advogado em 1999 quando também passou a participar da RENAP (Rede Nacional de Advogados/as Populares).

Desde então, em 30 anos de vida profissional, os quais foram dedicados à defesa dos direitos das pessoas mais vulneráveis, que vivem nas ocupações urbanas e rurais, assentamento de reforma agraria e também no combate a fome nas comunidades e na periferia de Uberlândia e região.

 

Em sua carreira, ajudou a conquistar grandes vitórias em áreas rurais e urbanas, como por exemplo, garantindo a moradia dos moradores do o bairro São Francisco em 2001, Assentamento Canudos, Dom José Mauro, Carinhosa e a o mais conhecido na cidade que foi a ocupação do Campus Glória, uma grande conquista do ano de 2017.

Atualmente acompanha a luta de aproximadamente dez mil famílias na cidade de Uberlândia e região, onde ajuda a conquistar o sonho da moradia digna, em pelo menos 50 assentamentos de 12 cidades

Durante a pandemia, transformou seu escritório na primeira cozinha comunitária de Uberlândia, iniciando um grande projeto de combate a fome nas periferias da cidade.

O projeto das cozinhas comunitárias se expandiu e hoje conta com sete cozinhas na cidade de Uberlândia, que são geridas por mulheres da própria comunidade, e conta com mais de cem voluntárias. As Cozinhas Comunitárias de Uberlândia, atendem cerca de quatro mil pessoas diariamente.

Dr. Igino também criou o movimento REURBERLÂNDIA, projeto que visa identificar e buscar soluções para atender as pessoas que vivem em áreas irregulares na cidade de Uberlândia, através de articulações políticas com o Governo Municipal, Estadual e Federal. Hoje existem aproximadamente 135 mil pessoas que residem em áreas irregulares na cidade de Uberlândia, número que corresponde a cerca de 25% da cidade.

Além de advogado, Dr. Igino também é microempresário no ramo de regularização de imóveis particulares, onde presta serviços técnico/jurídicos de regularização fundiária a pessoas que adquiriram imóveis em áreas irregulares. Em 2019, através de sua empresa e parceiros entregou cerca de 400 matrículas às famílias na cidade mineira de São Sebastião do Maranhão.

Em 2020 candidatou-se ao cargo de vereador, e em 2021 concorreu a vaga de Deputado Estadual pelo PT, quando recebeu mais de 18 mil votos. Em 2023, Dr. Igino assume como vereador na Câmara Municipal De Uberlândia, como agente legislativo de Uberlândia, pretende dar continuidade ao seu trabalho dedicado às causas sociais, levando as reivindicações do povo e buscando solucionar e atender as demandas da população.

Reproduzir vídeo

Cozinhas Comunitárias

A cozinha comunitária surgiu no início da pandemia do Coronavírus no Bairro Dom Almir. Com a necessidade do isolamento social, Dr. Igino percebeu que sua equipe e família seriam diretamente afetados. Assim, decidiu fornecer almoço para os mais próximos. Porém, a notícia correu rápido pela vizinhança e logo a demanda aumentou. Em apenas 3 meses, de 50 marmitas por dia, passaram a fornecer mais de 400.

As mulheres das comunidades, Eliana, Muriel e Lurdinha, Cida do Maná e Cida Santa Clara, trouxeram toda sua força, e o projeto que antes era apenas no Dom Almir, foi expandindo, e hoje já são 7 cozinhas comunitárias que atendem mais de 4.000 pessoas por dia.

Você pode colaborar, entrando em contato com as responsáveis pelos projetos. Elas têm total autonomia administrativa e financeira para gerir as cozinhas, e são as responsáveis pela captação de doações.

Atualmente são

0
Cozinhas Comunitárias e
+ de 0
refeições por dia.

Colabore com as Cozinhas Comunitárias

Cozinha Comunitária Dom Almir

Avenida João Costa Azevedo, 269, Dom Almir

Cozinha Comunitária do Glória

Rua Chapada dos Guimarães, 1245, Assentamento Glória

Cozinha Comunitária do Maná

Rua Quatro, 103, Maná

Cozinha Comunitária Morada Nova

Avenida Alda Borges Leão, 85 Morada Nova

Cozinha Solidária Santa Clara

Rua cupuaçu, L21 Q9, Santa Clara

Cozinha Solidária das Torres

Rua Cirineu Costa Azevedo, 27

Cozinha Solidária Fidel Castro

Rua Nelson Mandela,  122