Lutando pelos movimentos de acesso à moradia digna

Lutando pelos movimentos de acesso à moradia digna

Vereador Dr. Igino (PT) recebeu Clara Ant na Câmara Municipal de Uberlândia

 

Assessora do Presidente Lula esteve reunida com o vereador para discutir o programa federal Minha Casa Minha Vida

 

Na tarde do dia 27 de fevereiro, a convite do vereador DR Igino, a arquiteta e assessora especial do presidente Lula e conselheira do Instituto Lula, Clara Ant (PT), esteve na Câmara Municipal de Uberlândia, reunida com alguns vereadores, dentre eles o Dr. Igino e o presidente da casa legislativa, o vereador Zezinho Mendonça (PP). A pauta da reunião foi a retomada do programa federal Minha Casa Minha Vida.

Durante a reunião, a representante do Governo Federal explicou sobre o novo formato do programa federal.

“Com esses novos formatos e novidades do programa Minha Casa, Minha Vida o Governo Federal vai conseguir levar habitação às pessoas que realmente precisam e que estão lá na ponta buscando esse apoio governamental para poderem realizar o sonho da casa própria”, afirmou Clara Ant.

O Vereador Dr. Igino destacou como de grande valia a vinda da assessora especial até a Câmara Municipal de Uberlândia, durante sua agenda na cidade.

“Receber a Clara aqui na Câmara de Uberlândia, para falar com os meus colegas vereadores e nos explicar ainda mais sobre o programa Minha Casa, Minha vida e também para que juntos, todos nós, pudéssemos apresentar para ela, a realidade de Uberlândia em relação à moradia, foi de grande importância. Tivemos e vamos ter sempre um canal direto como Governo Federal em prol de Uberlândia”, destacou Dr. Igino.

Clara Ant

Filha de judeus poloneses refugiados na Bolívia, Clara chegou ao Brasil em 1958, aos 10 anos. Em 1964, no entanto, o golpe militar levou o país ao período de maior repressão política da história nacional. Alinhada, desde jovem, aos movimentos de resistência, Clara Ant fincou raízes no sindicalismo, lutando pelo resgate da democracia e pela necessidade vital de sobrevivência das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

Clara Levin Ant esteve em Uberlândia para o lançamento do livro, Quatro décadas com Lula: O poder de andar junto. A obra conta a história de mais de 40 anos de luta pela democracia e justiça social, narrada sob a ótica de uma mulher que participou dos movimentos sociais, do sindicalismo, da fundação do Partido dos Trabalhadores, da CUT e de toda a trajetória de Luís Inácio Lula da Silva, da presidência à sua prisão arbitrária e liberdade.

Os caminhos de Clara e Lula se cruzaram em 1970, quando ambos faziam história no movimento sindical e se uniram ainda mais na década de 1990, quando a escritora passou a assessorar Lula e a atuar diretamente no PT. À época das primeiras campanhas eleitorais para a presidência, Clara participou da organização das Caravanas da Cidadania, que permitiram a Lula ver de perto o sofrimento do povo e o descaso das autoridades com as regiões pobres do Brasil. Quatro Décadas com Lula conta com textos de capa do escritor e jornalista Lira Neto e da professora Fátima Bezerra (PT), atual governadora do Rio Grande do Norte.

Minha Casa Minha Vida

Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida havia sido substituído no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Casa Verde e Amarela, que não fez contratações para a faixa de menor renda, que recebe subsídios do orçamento federal.

O Minha Casa, Minha Vida vai subsidiar parcial ou totalmente imóveis novos em áreas urbanas ou rurais e financiar imóveis novos ou usados em áreas urbanas ou rurais. Também poderá ser usado para subsidiar o aluguel de imóveis (locação social) e obras e serviços de melhoria habitacional.

O programa é voltado para residentes em áreas urbanas com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil e famílias de áreas rurais com renda bruta anual de até R$ 96 mil. Esse valor não considera benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, seguro-desemprego, e o Bolsa Família.

As operações poderão contar com cobertura do Fundo Garantidor da Habitação Popular, que garante o pagamento aos agentes financeiros das prestações em atraso. Além disso, o texto dispensa de contrapartidas financeiras os beneficiários do programa que recebam Benefício de Prestação Continuada ou Bolsa Família.

Entre as fontes de recursos do programa estão o Orçamento da União, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e fundos ligados à habitação, como o Fundo de Arrendamento Residencial.

Compartilhe